Jun. 29

Concurso de Proficiência de Chinês para Estudantes Estrangeiros - 2020

Concurso de Proficiência de Chinês para Estudantes Estrangeiros - 2020 realizado online em Portugal

O 19º Concurso de Proficiência de Chinês para Estudantes Estrangeiros Universitários, também conhecido como "Chinese Bridge" (Ponte com a China), decorreu on-line em Portugal no dia 28 de junho.

Nuno Magalhães, aluno do Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa (ICUL), foi vencedor do concurso. O Instituto felicita-o pela sua prestação e congratula-se com o facto de, pelo terceiro ano consecutivo, ser um aluno do ICUL a obter o primeiro lugar neste concurso nacional.

Realizado on-line pela primeira vez, devido à pandemia de COVID-19, contou com a participação de quatro estudantes dos vários Institutos Confúcio em Portugal, os quais apresentaram vídeos dos seus discursos e performances de cultura chinesa, pré-gravados.

Na sua intervenção, Nuno Magalhães contou, de forma feliz, uma história emocionante de como os povos chinês e português mostraram solidariedade e se inter-ajudaram na corrente luta contra a pandemia.

"Os vírus são um inimigo comum da humanidade, e devemos lutar juntos. Embora a nossa linguagem e e a nossa cultura sejam diferentes, as emoções humanas estão interligadas e a bondade e o cuidado não têm fronteiras. Face a um desastre, todos se podem unir para criar um mundo melhor ", referiu.

Zhou Gaoyu, Adido para a Educação da Embaixada da R. P. China em Portugal, congratulou os participantes, sublinhando a sua satisfação com o facto de a competição "Chinese Bridge" poder ser realizada de forma bem sucedida neste período tão especial e exigente.

Nuno Magalhães participará no concurso mundial on-line de Proficiência em Chinês, para Estudantes Estrangeiros Universitários, em representação de Portugal.​