maio 25

Máscaras Cirúrgicas Doadas ao Hospital Universitário de Santa Maria

Um conjunto de máscaras cirúrgicas doadas pelo Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) foi entregue no Hospital de Santa Maria em 19 de maio de 2020. Esta doação foi realizada por iniciativa e com a colaboração ativa do Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa. No final de março, este Instituto entrou em contacto com o Escritório de Representação do ICBC em Portugal para procurar apoio ao robustecimento do combate ao novo coronavirus no Hospital de Santa Maria. O Escritório de Representação do ICBC propôs uma doação de máscaras à sede do banco, a qual aprovou a doação de 80.000 máscaras cirúrgicas a este hospital universitário. As máscaras foram recentemente transportadas para Lisboa num voo charter organizado pela Embaixada de Portugal na China.

Na cerimónia de entrega desta doação, o Professor Fausto Bento, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e chefe do Departamento de Cardiologia do Hospital de Santa Maria, expressou o seu agradecimento ao ICBC, referindo a oportunidade especial da oferta neste momento: “Como o governo está a reabrir a economia e as escolas, as máscaras são muito procuradas, pois as pessoas são obrigadas a usar máscara em locais públicos para se protegerem a si próprias e a outras pessoas. Esta é, assim, uma doação muito oportuna.”

O Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Cruz Serra, enalteceu os esforços do Instituto Confúcio durante o período de combate à pandemia e reconheceu o grande trabalho deste Instituto enquanto organização de língua e cultura, bem como ponte de amizade entre Portugal e a China. O Professor Wang Jincheng, diretor chinês do Instituto Confúcio, congratulou-se com o sucesso desta doação e formulou os seus melhores votos de que continuem a ser frutíferos os esforços conjuntos dos dois países no combate à pandemia.

Maria Teresa Cid